Terceirizar o financeiro: como isso pode ajudar seu negócio a prosperar

A redução de custos é uma das tarefas mais frequentes dentro do dia a dia de um negócio, seja qual for o seu tamanho ou segmento. No entanto, não é fácil conseguir diminuir gastos de maneira sistemática e sem perder a qualidade em seus produtos ou volume de vendas. Afinal, diminuir custos apenas por diminuir custos também não é saudável. Por isso, é importante entender como criar estratégias que ajudem com isso sem prejudicar a sua empresa. É aí que entra em cena a ideia de terceirizar o financeiro da empresa.

Também chamado de BPO Financeiro, essa estratégia consiste em contratar uma empresa prestadora de serviços para assumir as suas obrigações financeiras. Basicamente, esse escritório contábil, normalmente usando a contabilidade digital, realizará todos os trabalhos financeiros para que seu negócio siga funcionando. Com o empreendedor ficará apenas a parte prática do negócio.

Quer saber como o ato de terceirizar o financeiro pode ajudar sua empresa? Então siga a leitura abaixo!

O que é BPO Financeiro?

A sigla BPO vem do termo Business Process Outsourcing, que significa em português algo como Terceirização dos Processos dos Negócios. Portanto, é um termo usado para descrever quando há terceirização de alguns processos administrativos da empresa em questão. No caso do BPO Financeiro, portanto, a terceirização é referente ao setor financeiro, que cuida de uma série de funções importantes dentro da empresa, como a folha de pagamento, controle do fluxo de caixa, pagamentos de obrigações da empresa e muito mais.

Como terceirizar o financeiro pode trazer vantagens para você?

Normalmente, essas tarefas são feitas pelo administrador da empresa ou pelo time de administração, quando o negócio já tem um tamanho o suficiente para ter um departamento financeiro próprio. Por serem de muita importância, normalmente as pessoas não enxergam os benefícios de fazer a terceirização desse setor.

Se você também não enxerga as vantagens de terceirizar o financeiro, veja alguns dos benefícios abaixo!

Menos custos

O primeiro benefício de terceirizar o setor financeiro da empresa é a redução de custos para o negócio. Pode parecer contraproducente, mas faz sentido. Isso porque o valor que você pagará pelo serviço para um escritório de contabilidade é bem menor do que o salário de um único administrador contratado, quanto mais se for vários deles. Assim, sua empresa corta uma série de gastos e ganha um fôlego financeiro maior para investir em outras áreas.

Mais produtividade

A terceirização do setor financeiro libera o dono da empresa para que ele possa focar em outras áreas mais importantes do negócio. Como não precisa se preocupar com a parte financeira, ele pode focar em conseguir novos clientes, fechar parcerias ou aumentar a linha de produção. Qualquer uma das ações resulta em maior produtividade e competitividade no mercado de trabalho.

Equipe especializada com mais tecnologia

Um dos grandes benefícios de terceirizar o financeiro da empresa é que a equipe contratada é especializada nisso e atende diversos clientes fazendo o mesmo serviço. Para dar conta de tudo de forma mais produtiva, além de serem especializados no assunto, eles ainda usam a Contabilidade Digital.

Também chamada de Contabilidade 3.0, a estratégia consiste na adoção de recursos tecnológicos de alto nível, como a automação de tarefas, Inteligência Artificial e análise de dados para realizar demandas contábeis. Com essas tecnologias, o trabalho financeiro e contábil é feito de maneira mais rápida, prática e sem erros.

Melhores práticas

Uma das vantagens de contar com um time especializado cuidando das finanças da empresa é que as melhores práticas de gestão são adotadas. Com isso, a empresa passa a ter a sua parte financeira mais otimizada, o que gera melhores resultados no geral.

Qual é o processo para conseguir terceirizar seu departamento financeiro?

Foi possível conferir que existem muitas vantagens de terceirizar o seu departamento financeiro, não é mesmo? A grande questão que fica agora é como realizar esse procedimento.

O primeiro passo é entender que é necessário digitalizar a parte financeira da sua empresa, incluindo a comunicação com o vindouro time que cuidará das demandas. Isso é necessário pois todo o trabalho será feito digitalmente para agilizar o serviço e garantir maior eficiência.

Em seguida, será necessário encontrar um escritório contábil que ofereça esse serviço para a sua empresa. O escritório deverá trabalhar com Contabilidade Digital, além de ter a capacidade de absorver a sua demanda e crescer com você, caso necessário. 

Pronto! Agora que você já viu o que é e quais as vantagens de terceirizar o financeiro, é hora de começar a considerar fazer esse tipo de decisão para o seu negócio. Afinal, essa estratégia tem mais vantagens do que somente reduzir custos, ou seja: pode ajudar a conseguir mais negócios e tornar a sua empresa mais competitiva no geral. Portanto, é uma ideia muito interessante a ser considerada.

Se você ainda está com dúvidas, que tal ler o nosso outro artigo que ensina como escolher um bom escritório contábil para a sua empresa?

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Recomendado só para você
O ideal é que uma empresa sempre consiga manter os…
Cresta Posts Box by CP