Terceirização de folha de pagamento: quais as vantagens?

Você já pensou sobre a possibilidade de contratar uma terceirização de folha de pagamento? Se você ainda não se decidiu sobre alterar ou não esse processo na sua empresa, o artigo de hoje será muito útil.

Atualmente, cerca de 50% de todas as empresas que abrem as portas no Brasil acabam falindo em 4 anos de atuação. Dentre as muitas razões para isso, está o fato de que muitos negócios acabam gastando mais do que o necessário em áreas que poderiam ser feitas de maneira mais eficiente.

A terceirização de folha de pagamento se destaca por ser uma maneira de aumentar a eficiência da sua empresa e diminuir as chances de ter de fechar as portas. Quer saber mais sobre o assunto e ver outras vantagens desse serviço? Então, siga a leitura abaixo!

1. Há melhorias dos processos internos com a terceirização de folha de pagamento

Uma das vantagens de terceirizar a folha de pagamento é que esta função não é diretamente ligada aos objetivos estratégicos da empresa. Por causa disso, lidar com os pagamentos tende a ser um obstáculo para os seus processos internos. Isso gera distrações e trabalho extra para o seu departamento financeiro, especialmente se a empresa for de médio ou pequeno porte.

Portanto, terceirizar o serviço garante uma melhoria nos processos internos, especialmente porque a empresa contratada para realizar essa função já tem uma rotina testada e aprovada para lidar com a demanda. Dessa maneira, o seu negócio fica mais leve e pode focar mais energia em outras áreas.

A consequência disso é…

2. Há maior produtividade interna na empresa com serviços terceirizados

Se o seu departamento financeiro não precisar lidar com certas tarefas que não estão necessariamente ligadas com o objetivo estratégico da empresa, então ele pode dedicar seus recursos para outras coisas.

Por exemplo, o tempo gasto com a folha de pagamento pode ser melhor empregado na busca por isenções tributárias, na preparação da empresa para um potencial investidor ou em montar propostas para editais de licitação.

Isso tudo aumenta a produtividade da empresa, ajuda a trazer mais faturamento e negócios.

Se estivermos falando de uma empresa menor, por exemplo, o aumento de produtividade é ainda maior. Imagine um consultório odontológico em que o dentista precisa parar 10 horas por mês para que possa fazer todos os pagamentos para funcionários, refazer os cálculos de benefícios, recolher tributos, fazer o cálculo de férias, emitir guias, levantar informações e outras obrigações.

Se ele atender um paciente a cada 1 hora e meia, com faturamento médio de R$150,00 por cada um deles, o ganho de produtividade pode chegar a R$1.000,00.

3. Há redução de custos na terceirização de folha de pagamento

Normalmente, terceirizar um serviço costuma ser uma alternativa mais barata do que internalizar. Nesse caso, é preciso definir os dois termos corretamente.

Terceirizar significa contratar uma empresa para fazer determinada função para o seu negócio. No caso do nosso exemplo, estamos falando de contratar um escritório de contabilidade digital para processar a sua folha de pagamento.

Já internalizar é o contrário: significa contratar um profissional (ou mais do que um) para atuar dentro do seu negócio e fazer determinado trabalho.

Ter um profissional interno para fazer a folha de pagamento é um gasto maior do que o pagamento mensal da terceirização. Isso é possível porque a empresa que presta o serviço é especializada no assunto. Portanto, além de processar a sua folha, ela também processa a de várias empresas.

Dessa forma, ela pode aproveitar melhor o tempo dos profissionais para lidar com vários clientes ao mesmo tempo. 

Além disso…

4. Há menos falhas na folha de pagamento quando há terceirização

Uma das vantagens de terceirizar folha de pagamento é o fato de que isso abre menos margem para falhas e erros que custam dinheiro para a sua empresa.

Por exemplo, um erro de cálculo na rescisão de um funcionário pode gerar um gasto a mais ou uma multa (além da correção), caso a situação vá para um tribunal.

No entanto, como a equipe terceirizada foca em fazer apenas isso, sua especialização alcança um nível em que não há margem para erros. Além disso, é mais fácil revisar os processos dessa forma e garantir que esteja tudo em ordem.

5. Há mais rapidez na execução do serviço e melhor planejamento

O fato da equipe que cuida da terceirização da folha de pagamento da sua empresa ser especializada no assunto significa que eles são capazes de fazer o serviço de maneira muito mais rápida do que uma equipe interna, que precisa se concentrar em outras tarefas também.

Além disso, a terceirização feita por softwares digitais ajuda no planejamento financeiro da sua empresa, pois permite melhor projeção de gastos e melhor controle dessas despesas.

E aí, viu como a terceirização de folha de pagamento é vantajosa para o seu negócio? Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, você poderá se beneficiar muito desse tipo de recurso.

Se você gostou do conteúdo e se convenceu de que a terceirização é importante, entre em contato com o nosso time e saiba como podemos ajudar!

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário