Simples DAS: como fazer o pagamento do imposto do Simples Nacional

Empreender no Brasil não é tarefa fácil. Para se ter uma ideia, metade de todas as empresas vão à falência em menos de 4 anos de atividade. Existem muitos motivos para isso, e a carga tributária, bem como a quantidade de obrigações contábeis, provavelmente é um deles. É por isso que surgiu o Simples Nacional a fim de facilitar a vida do empreendedor. Com ele, basta pagar o Simples DAS (guia com o imposto do Simples Nacional) para poder se formalizar.

No entanto, essa é uma tarefa que ainda confunde muitos empreendedores. Mesmo tendo a função de simplificar algo complexo, o Simples Nacional ainda é algo com certo nível de complexidade. Por isso, nós montamos esse guia sobre o Simples DAS, que vai ajudar a pagar o imposto do Simples Nacional sem  nenhuma dificuldade. Basta ler o conteúdo até o fim e elucidar todas as suas dúvidas.

Vamos lá!?

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário criado para abrigar empresas de faturamento relativamente baixo (até R$4,6 milhões por ano) e simplificar a vida tributária desses negócios.

Isso foi importante pois 99% de todas as empresas no Brasil são classificadas como pequenas ou médias, o que corresponde a essa faixa de faturamento. Assim, o Simples Nacional ajuda a simplificar a vida da maior parte dos empreendedores.

O regime se destaca por juntar 8 impostos diferentes em uma única guia para a empresa pagar mensalmente – o Simples DAS. Basta emitir o documento e fazer o pagamento até o dia 20 de todos os meses.

O que é DAS?

O Simples DAS (ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma guia que deve ser emitida pela empresa para pagar o imposto do Simples Nacional, que consiste em 8 tributos juntados em apenas um. Com a presença dessa documentação, fica muito mais fácil e descomplicado empreender no Brasil e lidar com as obrigações contábeis da empresa. O dinheiro pago nessas guias é dividido e proporcionalmente encaminhado para os respectivos entes federativos: Prefeitura, Estado e União Federal.

Como emitir o Simples DAS?

Para emitir o Simples DAS não há mistério. Basta seguir os passos:

  • entre no site do Programa Gerador de DAS;
  • insira os dados de acesso da empresa (CNPJ e caracteres na tela);
  • consulte seu extrato ao clicar em Consultas e depois Extrato;
  • selecione o ano-calendário atual;
  • uma lista com todos os meses do ano aparecerá. Clique na opção para gerar a guia e pagamento.

Lembrando que o ideal é pagar o imposto do Simples Nacional todos os meses. Basta ir até o site antes do dia 20 para fazer isso. No entanto, caso você atrase um mês, precisará regularizar as Declarações Anuais de Rendimento antes de emitir novos boletos para pagar.

Qual a melhor forma de lidar com o imposto do Simples Nacional?

A melhor maneira de lidar com o Simples DAS é ter um escritório contábil que faça esse trabalho para você. A questão é simples: o imposto do Simples Nacional é difícil de calcular.

Em primeiro lugar, existem diferentes anexos dentro do Regime Tributário, cada um com uma tabela de alíquotas. É importante analisar as condições e ver qual delas se aplica ao seu negócio. Escolher errado significa pagar uma alíquota a mais de imposto do que o realmente devido.

Em segundo lugar, é necessário que o valor de faturamento declarado na hora de emitir o DAS deve bater com o total das notas emitidas. Se o seu escritório fizer a emissão de notas fiscais de forma automatizada, ou seja, com a contabilidade digital, então ficará mais fácil emitir a guia de pagamento.

A contabilidade digital é uma maneira nova de lidar com as demandas contábeis de um negócio. Com o uso de tecnologias ,como automação, Inteligência Artificial e análise de dados é possível lidar com demandas tributárias muito mais facilmente.

Por fim, é muito fácil esquecer a data certa para emitir o documento e fazer o pagamento. Um empreendedor está sempre ocupado e essas coisas podem passar. Se isso acontecer, há uma multa a ser paga e a empresa volta a perder dinheiro.

Além disso, a emissão feita pelo escritório contábil acompanha a emissão das notas fiscais e organiza facilmente a vida tributária da empresa. Só é necessário pagar o boleto e focar no crescimento do negócio e em arranjar novos clientes.

Agora que você já viu como uma empresa de contabilidade digital pode facilitar o pagamento do imposto do Simples Nacional, é hora de procurar por um escritório contábil que faça a emissão das guias Simples DAS e possa ajudar a sua empresa a lidar com suas obrigações contábeis de maneira mais fácil. Isso dará mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: produzir mais, inovar e conquistar mais clientes.

Gostou da ideia? Então entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar a sua empresa!

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Se você trabalha com exportações ou começou a vender para…
Cresta Posts Box by CP