Serviços contábeis: conheça os 5 principais!

Se a sua empresa não é MEI, então ela precisa contratar os serviços contábeis de um contador ou escritório de contabilidade. Afinal de contas, é necessário que um profissional da área assine as declarações que a sua empresa precisará entregar dentro das obrigações do Simples Nacional, do Lucro Presumido ou do Lucro Real. Portanto, esse é um compromisso que não tem como evitar.

No entanto, existem muitos serviços dessa natureza disponíveis para serem contratados pela sua empresa. Apesar de não serem obrigatórios, eles podem trazer muitos benefícios para o seu negócio, desde a redução de custos até o planejamento para o crescimento da firma. Isso mesmo: o tempo em que a contabilidade era apenas operacional já deixou de existir. Hoje, ela assume função estratégica importante para as empresas.

E aí, quer saber quais os principais serviços contábeis do mercado? Então siga a leitura abaixo!

5 importantes serviços contábeis

1. Emissão de guias e notas

Uma empresa precisa emitir diversos documentos constantemente. São várias guias ou notas para determinados clientes, fornecedores, para a Receita Federal e outros órgãos públicos. São tantos documentos que pode ser difícil manter o controle de todos eles.

Um dos principais trabalhos de um escritório de contabilidade é gerenciar essa emissão de guias e notas para os clientes. Para isso, os escritórios ajudam com a emissão de um certificado digital, auxiliam a emitir a nota com informações corretas (como a data de emissão), lidam com o arquivo XML da NF-e e preenchem o NCM de notas para vendas no Mercosul.

Tudo isso é feito digitalmente, caso a empresa de contabilidade trabalhe com o sistema de Contabilidade Digital. O processo fica bem mais rápido, eficiente e com menos erros.

2. Processamento da folha de pagamento

A folha de pagamento da empresa é um processo constante que precisa ser feito todos os meses. Além de pagar salários, recolher direitos trabalhistas, fazer depósitos para o INSS, também tem que lidar com demissões (inclusive a emissão da GRRF).

Esse processo é relativamente complicado de ser feito, mas pode ser realizado em pouco tempo por uma empresa de Contabilidade Digital. Afinal, ela consegue usar ferramentas como Inteligência Artificial, Automação e outras tecnologias para realizar esse procedimento em pouco tempo e sem erros.

3. Elaboração de relatórios contábeis

Para ser bem-sucedida, a gestão de uma empresa precisa usar relatórios contábeis, como balancetes, Demonstração do Resultado do Exercício e outros. Sem esses documentos, fica muito difícil fazer uma análise da situação atual do negócio, uma projeção para o futuro e conseguir agir da maneira certa.

Quanto mais informações o gestor tiver a sua disposição, melhor ele poderá gerir a empresa. É claro que não basta apenas ter as informações, é essencial também saber o que fazer com elas. No entanto, o fato de ter os relatórios disponíveis já é uma ajuda significativa para o empreendedor.

Na atual situação, cerca de metade de todas as empresas do Brasil acabarão fechando as suas portas em 4 anos. Isso porque o nosso país tem um mercado muito competitivo, mas também porque falta conhecimento para que os empreendedores usem esses relatórios contábeis na sua gestão.

4. Planejamento tributário

Um dos serviços contábeis mais populares e mais importantes para as empresas é o planejamento tributário. Esse serviço consiste em fazer contas e simular cenários para que a empresa saiba qual o melhor regime tributário a escolher: se o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Dessa maneira, o empreendedor sabe qual é a opção de regime tributário mais em conta para a sua empresa, entendendo qual das alternativas permitirá que ele pague menos impostos. Essa é uma das formas de elisão fiscal (pagar menos impostos de maneira legal) mais populares e também mais eficazes que existem.

Além disso, o planejamento tributário ainda inclui uma análise constante de opções tributárias vantajosas para a empresa. Por exemplo, se houver um determinado desconto tributário disponível, o escritório de contabilidade apresentará a oportunidade ao empreendedor a fim de reduzir custos.

5. Preenchimento de declarações de sistemas tributários

Por fim, mas não menos importante, está o trabalho de preenchimento de declarações e cumprimento de obrigações tributárias por parte das empresas. Quem é Simples Nacional, por exemplo, precisa emitir e pagar o Simples DAS. Já quem é Lucro Presumido ou Real, precisa realizar outras ações.

Tudo isso é feito pelo escritório contábil, colaborando para que a empresa tenha mais tempo para focar suas energias no que realmente importa.

Pronto! Agora que você viu essa lista de serviços contábeis e entendeu como eles podem ajudar o seu negócio, já deve estar planejando como usá-los na sua empresa. Para isso, no entanto, será preciso ter o apoio de uma empresa de Contabilidade Digital que tenha o suporte de anos de experiência no mercado, ao mesmo tempo que use tecnologias novas e metodologias inovadoras para alcançar o máximo de eficiência no setor.

Quer contar com uma empresa assim ao seu lado? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo!

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Você sabia que 50% de todas as empresas no Brasil…
Cresta Posts Box by CP