Qual é a margem de lucro ideal para o seu negócio?

Você sabia que 50% de todas as empresas no Brasil entram em processo de falência em 4 anos de atividade? Uma das razões para que isso aconteça é que o negócio permanece todo esse tempo distante da sua margem de lucro ideal. Por causa disso, sua saúde financeira é prejudicada e fica muito difícil sobreviver no mercado.

No entanto, mesmo com esse dado assustador, muitos empreendedores ainda estão longe de saber qual é a margem de lucro ideal para o seu negócio. Assim sendo, muitos sequer sabem se a sua empresa está ou não otimizada, se é mais competitiva ou não do que seus concorrentes. A consequência disso é entrar para a estatística mencionada anteriormente.

Quer saber como você pode comparar a sua margem de lucro com a do mercado e melhorá-la, se for preciso? Então siga a leitura deste artigo!

Como saber qual a margem de lucro ideal para o seu negócio?

Imagine que você contratou um serviço de consultoria com um dos maiores empreendedores do mundo. Ele chega, analisa seus dados, conversa com você sobre sua empresa e pergunta: “E aí, qual é a sua margem de lucro ideal e a atual?”. Você saberia responder? Se não, então temos um problema significativo no seu negócio. Afinal de contas, a margem de lucro está intimamente ligada com a sobrevivência da sua empresa.

Saber qual é a sua margem de lucro atual ou ideal não ajuda apenas no cálculo financeiro do seu negócio. Ela também tem importância vital na flexibilidade de estratégias que sua empresa pode tomar. Quer aumentar suas vendas e conquistar uma parcela maior do mercado, por exemplo? Então reduza seu preço, diminua um pouco a margem de lucro (ou corte gastos para manter a margem igual) e passe a vender mais. Depois, retome o preço da posição antiga para ver quanto do mercado você conseguiu manter.

No entanto, tudo isso só é possível se você souber a sua meta de margem de lucro. Para que possa achar esse valor, é importante comparar a sua empresa ao mercado em que ela está inserida. O Sebrae faz pesquisas constantes e chegou a uma média de lucro para cada setor da economia. Confira a seguir!

Na indústria

De acordo com o Sebrae, a margem de lucro média na indústria varia entre 6% e 8%. Indústrias de alguns segmentos específicos poderão ter margens maiores, enquanto as de outros setores terão lucros um pouco menores. Se a sua margem está dentro da janela, então ela está na média do mercado. 

No comércio

No comércio, a margem de lucro costuma girar entre 10% e 15%. Novamente, os valores exatos dependerão de cada segmento e dos produtos vendidos. Produtos que têm menor custo de produção poderão gerar uma margem maior, enquanto produtos com custo mais alto para serem feitos podem ter uma margem menor.

Em serviços

O setor de serviços é o que tem a maior margem de lucro média. No geral, o valor é de 20%. Depende, certamente, de cada segmento, já que aqueles com menos custos (advocacia, por exemplo) terão margens de lucro maiores.

Como melhorar a sua margem de lucro?

Se a sua margem de lucro não está dentro dessa média descrita pelo Sebrae, então é hora de começar a analisar as possíveis ações que podem ser tomadas para que o seu negócio se torne mais lucrativo e com maiores condições financeiras.

Veja abaixo algumas ações que poderão melhorar sua margem de lucro!

Invista em tecnologia de produção

A margem de lucro é calculada com base no seu faturamento e nos seus custos produtivos. Portanto, se você diminuir os custos, terá uma margem de lucro maior. Para fazer isso, uma das melhores estratégias é investir em tecnologia de produção. Novos equipamentos tecnológicos, incluindo maquinários ou metodologias, podem reduzir os custos produtivos da sua empresa. Assim, você pode fazer mais por menos e ter uma margem de lucro maior.

Vale dizer que não se trata apenas de comprar uma máquina melhor. Às vezes, uma metodologia diferente já ajuda a otimizar sua produção. Ou, quem sabe, investir em treinamentos para os seus profissionais. Faça um estudo para entender qual a melhor opção para você.

Aumente seu preço

Como é óbvio, se você aumentar o preço do seu produto ou serviço, terá uma margem de lucro maior. A questão, no entanto, é garantir que você aumentará o preço sem prejudicar seu desempenho de vendas. Afinal de contas, um preço maior, mas com menos vendas, gerará uma margem de lucro menor (pois diminuirá seu faturamento). Desse modo, é importante estudar o mercado e entender até quanto você pode aumentar seu preço sem reduzir o fluxo de vendas.

Terceirize funções administrativas

Por fim, a melhor maneira de melhorar a sua margem de lucro é ao terceirizar funções administrativas dentro do seu negócio. Isso porque é muito mais barato contratar uma empresa para realizar esses serviços do que contratar profissionais para essa tarefa. Áreas como limpeza, segurança, marketing, financeiro, contabilidade, entre outras podem ser terceirizadas sem perda da qualidade no serviço, mas com uma redução considerável nos gastos.

Suponha, por exemplo, que você tenha dois contadores contratados para lidar com a sua contabilidade. Pagando o piso salarial deles (R$3.140,92), você teria um gasto de R$6.281,84 mensal só com o salário. Isso sem falar nos direitos trabalhistas e muito mais. No entanto, é possível contratar um serviço de Contabilidade Digital por uma fração desse valor e economizar bastante.

Quer saber se está na hora da sua empresa terceirizar a contabilidade? Então veja 5 perguntas que você deve responder agora mesmo!

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