ContabilidadePlanejamento tributário: o que é e como fazer - Conect Contabilide Digital

10 de fevereiro de 2021por Conect Contabilidade0

Você sabe como fazer planejamento tributário? Se não, então é hora de aprender. Afinal, essa é uma ferramenta muito importante para controlar melhor a sua empresa, reduzindo os custos e acessando as condições básicas para poder crescer e alcançar as metas de curto, médio e longo prazo que você determinou para o seu negócio. No entanto, é importante saber como usá-la da maneira correta.

No geral, planejar a vida tributária de uma empresa não é fácil. São muitos elementos a levar em consideração e muitas contas a fazer. De um lado, é importante entender como pagar menos impostos para a empresa reduzir custos. Por outro, é essencial calcular os benefícios fiscais que sua empresa pode obter em cada cenário. Ao fazer o cálculo, é possível decidir qual caminho é o melhor para o seu negócio.

Quer saber como fazer planejamento tributário para a sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é e como fazer planejamento tributário?

O planejamento de tributos e impostos de uma empresa é um processo complexo de mapeamento das obrigações que o negócio terá com a Receita Federal e outros órgãos do governo. A ideia desse documento é identificar todos os compromissos que a empresa terá de arcar, bem como ver todas as oportunidades e comparar as possibilidades mais vantajosas.

Por exemplo, suponha que você tenha uma empresa de tecnologia que produz softwares para seus clientes. Essa empresa pode se encaixar em diferentes regimes tributários, como o Inova Simples, o Simples Nacional, o Lucro Real ou Lucro Presumido. Qual deles é a melhor opção para o seu negócio? A resposta correta dependerá de uma série de análises e projeções futuras. Talvez, para um determinado faturamento, uma opção seja melhor do que a outra. No entanto, outra opção pode permitir pegar contratos com o Governo Federal ou Estadual.

Nesse caso, é importante que o planejamento faça uma comparação entre as possibilidades de ganhos, de perdas e de impostos a pagar em um ano com cada regime tributário. 

Além disso, o planejamento também conta com um mapeamento de todas as datas e obrigações que a empresa deve cumprir. Isso ajuda a não perder nenhum dia e nenhum compromisso.

Quais as vantagens desse processo?

Fazer um planejamento de todos os tributos e todas as obrigações que a empresa deve pagar traz muitas vantagens. Veja a seguir quais!

Menos custos

O primeiro benefício que esse processo traz é a redução de custos para a empresa. Afinal, o planejamento ajuda a encontrar exatamente qual é o regime tributário mais vantajoso para o negócio, seja qual for o contexto ou área de atuação. Se preciso for, o planejador deve calcular uma simulação de impostos a pagar em cada regime para chegar à conclusão de qual deles tem o menor custo.

Isso faz com que a empresa possa operar de maneira mais enxuta, pagando menos impostos e se tornando mais competitiva em longo prazo.

Mais oportunidades

O planejamento de tributos ajuda a empresa a encontrar mais oportunidades para agir no mercado e ver se essas possibilidades são vantajosas ou não. Isso acontece porque, por exemplo, para poder usufruir de certos benefícios fiscais é preciso ter determinado regime tributário. O mesmo vale para participar de alguns editais do governo.

Por isso, o planejamento ajuda a analisar essa possibilidade e ver se vale a pena trocar de regime tributário para usufruir de determinados benefícios fiscais ou não.

Prevenção de multas

Uma das vantagens de ter um planejamento de impostos é saber exatamente todas as datas de todos os compromissos que a empresa tem de pagar. Isso faz com que os gestores não se esqueçam de nenhuma data e evitem ter de pagar multas, o que também aumenta seus gastos.

Carga tributária simplificada

Um fato negativo sobre o cenário de empreendedorismo no Brasil é a nossa carga tributária. São, em média, 2000 horas por ano para poder lidar com impostos. O planejamento reduz bastante essa demanda ao cuidar da maior parte desse trabalho com antecedência. Isso permite uma carga tributária mais simplificada para o negócio.

O que ter em mente ao realizá-lo?

Se você pretende fazer um planejamento tributário para o seu negócio, o primeiro ponto a ter em mente é que esse processo pode ser feito por qualquer tipo de empresa. Na verdade, deve ser feito por qualquer tipo de negócio. Isso porque todas as empresas, pequenas ou não, beneficiam-se de todas as vantagens citadas acima. Na verdade, quanto menor a empresa, maior o impacto da economia tributária.

Por fim, lembre-se de contratar um bom escritório de Contabilidade Digital para esse trabalho. A ideia é que a empresa seja capaz de produzir uma recomendação confiável, de qualidade e de maneira rápida, para você tomar a sua decisão.

Agora que você já aprendeu como fazer planejamento tributário, é hora de colocar esse processo em prática na sua empresa. Lembre-se de que, como mencionamos, o planejamento tem o potencial de reduzir a sua carga tributária e encontrar opções e possibilidades mais vantajosas para o seu negócio. Assim, sua empresa pode crescer de maneira mais sustentável e ganhar vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Quer descobrir outras formas de reduzir os seus custos? Então leia agora mesmo o nosso artigo sobre a terceirização do setor financeiro da sua empresa!

Conect Contabilidade

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.