ContabilidadeO que é data de emissão na nota fiscal? - Conect Contabilide Digital

20 de novembro de 2020por Diego Martins0

Preencher as informações ao emitir notas fiscais pode ser um problema para empresas de todos os tipos e tamanhos. Uma informação preenchida erroneamente pode gerar uma série de processos para a companhia, de modo a complicar toda a sua vida contábil. Por isso, é importante se atentar a detalhes importantes das notas, como a sua data de emissão ou data de competência.

Ao entender todos os detalhes sobre a nota fiscal, fica muito mais fácil evitar problemas na hora de emiti-las. É claro que também existem outras formas muito interessantes para nunca errar em uma nota fiscal e garantir que essa parte será feita com 100% de qualidade (e nós daremos uma dica para isso no final deste artigo – basta seguir a leitura até o fim).

Se você não quer mais errar na hora de preencher a data de emissão e a data de competência ao emitir notas fiscais, siga a leitura do artigo abaixo!

 

O que é a data de emissão na nota fiscal?

Quando emitimos uma nota fiscal, precisamos inserir vários dados significativos. Por exemplo, precisamos incluir o valor do produto ou serviço que foi comercializado, os dados de CNPJ ou CPF do cliente e outras informações. No entanto, precisamos ter em mente que também emitimos a nota para alguém: no caso, a prefeitura da sua cidade. É preciso constar muitas informações básicas para a prefeitura, incluindo o horário em que o fato gerador (ou seja, o evento que cria a necessidade de cobrança de impostos) acontece.

Porém, nem sempre a data em que enviamos a nota fiscal para a prefeitura é a mesma data em que realizamos o serviço prestado para o cliente. Por isso, há uma diferenciação entre data de emissão e data de competência.

A data de emissão é aquela em que a nota fiscal é enviada para a prefeitura. Suponha que você realizou um serviço para um cliente no dia 10/11/2020, mas, no entanto, por causa de uma má gestão interna, você só conseguiu emitir a nota fiscal desse serviço duas semanas depois, no dia 24/11/2020. Essa é a sua data de emissão.

 

O que é a data de competência na nota fiscal?

A data de competência, como você provavelmente já entendeu, é a data em que o serviço foi prestado ou o produto foi vendido para o cliente, ou seja: é o dia em que foi gerado o evento que faz com que seja necessário pagar imposto ou comunicar a transação para a prefeitura.

Voltando no exemplo anterior, o serviço para o cliente foi feito no dia 10/11/2020. Ainda que a nota fiscal só tenha sido emitida duas semanas depois, em 24/11, a data de competência permanece do dia 10/11. 

Entretanto, é importante ter em mente que nem todas as prefeituras trabalham com sistemas com data de competência e data de emissão. Como cada sistema é único, pode ser que a prefeitura da sua cidade só tenha a data de emissão. Nesse caso, esse é o único dia que conta na nota.

 

Como nunca errar as datas na nota fiscal?

É importante não errar as datas na nota fiscal emitida para a prefeitura para garantir que você esteja sempre dentro dos requisitos exigidos pela Receita Federal e que está pagando os impostos corretamente. 

Além disso, errar datas na hora de emitir uma nota fiscal pode gerar incongruências no sistema da prefeitura, que precisará entrar em contato com você para elucidar a questão, e isso pode ter consequências negativas. No mínimo, haverá um retrabalho enorme para emitir notas na data certa. No pior caso, você poderá pagar multas ou mais impostos do que o necessário.

Por isso, é essencial saber como não errar jamais a data de emissão ou de competência ao emitir uma nota fiscal. Quer saber como? É simples: com uma equipe terceirizada de contabilidade digital.

A Contabilidade Digital consiste no uso de softwares e tecnologias avançadas para lidar com a demanda contábil de uma empresa. Uma dessas tecnologias é a automação de procedimentos, como a emissão de notas. Assim, todo o processo fica automatizado e controlado por softwares, que nunca erram. Basta alimentá-los com as informações corretas que eles emitirão as notas fiscais em um segundo, sem errar ou confundir dados. Dessa forma, sua empresa não perderá muito tempo com a emissão de notas fiscais e poderá focar seus esforços em outras áreas.

Pronto! Agora você já sabe o que é data de emissão e data de competência em uma nota fiscal. Assim, já pode colocar tudo isso em prática para nunca mais errar nenhuma nota fiscal na sua empresa. Lembre-se de contar com uma equipe que use a contabilidade digital para terceirizar o procedimento de emissão de notas, poupando muito trabalho e evitando erros que a sua equipe poderia cometer.

Quer conhecer um bom serviço de contabilidade terceirizada? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo!

Diego Martins

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/07/logo-conect-footer.png

Redes Sociais

https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/07/logo-conect-footer.png
https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/04/img-footer-map.png

Connect with us

Subscribe to our newsletter to receive the latest news and updates on Avantage.

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.