Nota fiscal eletrônica: saiba como emiti-la em seu e-commerce!

Passo a passo de como emitir nota fiscal eletrônica em seu e-commerce

Aprenda a emitir nota fiscal eletrônica em seu e-commerce e mantenha a sua loja em conformidade legal

A emissão de nota fiscal eletrônica é uma das obrigações do seu e-commerce, devendo ser realizada sempre que houver uma transação de mercadorias.

A não emissão pode gerar graves problemas com a Receita Federal, como o pagamento de multas e até mesmo o processo por sonegação fiscal. Além disso, a emissão desse documento contribui para uma relação de confiança entre a sua loja e o seu cliente. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o passo a passo para que você realize a emissão de notas fiscais eletrônicas em seu e-commerce.

Acompanhe!

O que é e como funciona a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal é um documento com validade jurídica, utilizado para registrar as operações de compra e venda de produtos, bem como toda circulação de mercadoria em uma empresa, além de registrar as operações de prestação de serviços.

Além de ser uma obrigação das empresas, a sua emissão auxilia a Receita Federal no acompanhamento do recolhimento devido dos tributos e garante o direito de pessoas físicas e jurídicas.

Dessa forma, a nota fiscal eletrônica (NF-e), consiste em um documento com existência apenas digital, gerado no formato .xml, emitido e armazenado eletronicamente. Esse modelo utiliza certificado digital e criptografia como tecnologias para a legitimidade do documento.

Vale ressaltar que quando falamos em nota fiscal eletrônica, é normal as pessoas confundirem a NF-e, que consiste no próprio formato .xml, com o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Lembre-se que o DANFE é a via impressa e simplificada da NF-e, que é utilizada para o acompanhamento do transporte das mercadorias, pois apresenta uma chave de acesso que permite a consulta no site da Secretaria da Fazenda para verificar a se as informações estão corretas e se não há ilegalidade. Dessa forma, ele não tem o mesmo valor fiscal da NF-e, mas também é importante.

Veja também: 

Como emitir a nota fiscal eletrônica em seu e-commerce?

Para a emissão das notas fiscais eletrônicas, você precisa estar registrado junto aos órgãos de registro:

  • Junta Comercial para empresas em geral ou cartório para sociedades simples;
  • Receita Federal;
  • Prefeitura: para prestadores de serviços;
  • Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado: para indústrias ou empresas comerciais.

Para a sua emissão, é importante o registro junto à prefeitura, pois as prefeituras geralmente possuem sistema próprio para a emissão de notas fiscais eletrônicas, contudo, para realizar esse procedimento é necessária a obtenção do certificado digital.

Com todos os procedimentos burocráticos realizados, basta acessar o sistema, preencher as informações solicitadas e conferir se todos os dados foram fornecidos e digitados de forma correta e completa antes de emitir a NF-e.

Em resumo, você deve seguir o passo a passo a seguir:

  • Obter a inscrição junto à Receita Federal e aos órgãos de registro necessários.
  • Obter um certificado digital
  • Habilitar a emissão de notas na Secretaria da Fazenda
  • Escolher um emissor para as notas fiscais: vale ressaltar que a maioria das prefeituras oferece sistema próprio para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

A Conect Contabilidade pode tornar esse processo mais simples, fácil e efetivo! 

Uma forma de otimizar o processo de emissão e registro das notas fiscais eletrônicas é através dos serviços de uma contabilidade digital, e com relação a terceirização desse trabalho. Conte com a Conect Contabilidade!

Nós possuímos sistema próprio para emissão correta das notas fiscais de maneira automatizada. Assim, você terá mais tempo para se dedicar a venda e a qualidade dos seus produtos, bem como das estratégias de marketing, com a segurança de que esse processo burocrático e obrigatório está sendo realizado de forma correta e segura.

Conosco, o seu e-commerce se manterá em conformidade legal com um serviço de qualidade e com custos atrativos e acessíveis.

Entre em contato conosco, converse com os nossos especialistas, escolha o plano mais vantajoso para você e vamos juntos guiar o seu e-commerce para o caminho do sucesso.

TENHA FACILIDADE NA EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS EM SEU E-COMMERCE!

5/5 - (1 vote)
Summary
Nota fiscal eletrônica: saiba como emiti-la em seu e-commerce!
Article Name
Nota fiscal eletrônica: saiba como emiti-la em seu e-commerce!
Description
Passo a passo de como emitir nota fiscal eletrônica em seu e-commerce. Leia nosso post e confira como emitir NF-e e manter-se legalizado.
Author
Publisher Name
Conect Contabilidade Digital
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
A folha de pagamento é um documento que mostra todos…
Cresta Posts Box by CP