Folha de pagamento: saiba o que analisar para evitar problemas com os órgãos reguladores e com seus colaboradores!

A folha de pagamento é um documento que mostra todos os gastos com salários e encargos trabalhistas de uma empresa. É importante analisar esse importante documento, regularmente, para garantir que o pagamento dos salários esteja sendo feito corretamente, bem como todos os encargos trabalhistas de modo a evitar problemas com a justiça do trabalho e com o INSS, FGTS e IRRF.

Muitas das questões financeiras da sua empresa são vistas como algo complicado, e a folha de pagamento é uma delas. 

Ter que solucionar questões como essa pode ser difícil para muitos empresários, principalmente para os que estão começando agora no mercado.

Entretanto, saber lidar com isso é necessário para que o fluxo da sua empresa siga sendo eficiente. 

Nesse contexto, no artigo de hoje vamos trazer informações importantes, as quais vão ajudar você a conferir a folha de pagamento enviada por seu contador, a sua empresa, para evitar que recursos financeiros sejam gastos de maneira equivocada.

Se você gostou do tema deste artigo, leia também:

Como é feita uma folha de pagamento?

Inicialmente, é necessário ter em mãos informações como a ocupação de todos os colaboradores e respectivo salário.

Posteriormente, verificar a existência de convenção coletiva do sindicato da categoria, pois, existindo, o cálculo da sua folha de pagamento deverá seguir as especificações nela contidas.

Também é fundamental saber se existirá necessidade do pagamento de adicional noturno, de periculosidade ou insalubridade.

Ainda, o cálculo da folha de pagamento deverá contemplar descontos como adiantamento de salários, INSS, FGTS, etc.

Contar com todas essas informações contribuem para que a sua folha de pagamento seja calculada da maneira correta.

Isso evita que sua empresa seja exposta a processos trabalhistas ou mesmo acabe pagando valores maiores que o devido.

Ainda, ajuda seus colaboradores a se tornarem mais motivados e produtivos, pois é uma forma de sua empresa comunicar que se preocupa em respeitar o direito de cada um deles.

Quantas obrigações, não é mesmo? Por isso, é tão importante contar com o apoio de uma equipe especializada em departamento pessoal, para que sua folha de pagamento seja feita de forma correta e você possa sentir total tranquilidade de que não terá problemas trabalhistas futuros. Podemos ajudar você com a folha de pagamento da sua empresa. Quer saber como? 

CLIQUE AQUI E FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Como conferir se a sua folha de pagamento está correta?

Ao saber como ela é calculada, fica muito mais fácil realizar a conferência da sua folha de pagamento.

Sendo assim, inicialmente você deve  repassar o nome de todos os seus colaboradores e verificar se o salário de cada um foi lançado corretamente.

Também verifique se o período de horas-extras total e por colaborador corresponde com o que foi informado.

Analise os descontos feitos referente a vale-transporte, e verifique se está respeitando os limites legais, no caso, 6%.

Outro ponto importante é conferir se o valor das guias de FGTS e INSS são iguais aos constantes nos relatórios de apuração.

Ter esses cuidados livrará sua empresa do pagamento a maior, não apenas quanto aos salários dos seus funcionários, mas também das contribuições devidas ao Estado.

Conect: suporte especializado em Departamento Pessoal para você ter mais tranquilidade em seu dia a dia!

Como salientamos no início deste artigo, sabemos que ter que lidar com os custos operacionais de uma empresa pode ser complicado para alguns empresários. 

Porém, quando se trata de folha de pagamento, é fundamental que você dê a correta atenção.

Note que equívocos podem acontecer, nesse caso, é necessário você e seus gestores estabeleçam políticas para evitar a todo custo este tipo de situação. A terceirização desses serviços é uma política muito utilizada pela maioria das empresas e empresários de todo Brasil. 

Seguir as dicas que trouxemos em nosso artigo ajudará você na construção dessas políticas de controle de custos.

Lembrando que uma folha de pagamento mal preenchida pode fazer com que você cause desconforto junto a seus empregados, o que poderá afetar, inclusive, a produtividade da sua equipe.

Dessa forma, outra estratégia válida é ter uma conversa próxima com o seu contador, isso ajudará você a esclarecer dúvidas ou resolver problemas que possam ter surgido de maneira mais ágil e prática.

Por isso, nós, da Conect, temos a premissa de que ter uma empresa de contabilidade te auxiliando como parceiro na Gestão do Departamento Pessoal de sua empresa, pode ser promissor para o aumento de sua lucratividade empresarial. 

A Conect Contabilidade Digital está pronta para ajudar você a ter tranquilidade na Gestão do Departamento Pessoal do seu negócio. 

Conte com a Conect

Além  da Gestão do Departamento Pessoal de seu empreendimento, nós, da Conect Contabilidade Digital, contamos com profissionais especializados para lidar com a Gestão Contábil, Gestão Fiscal e Tributária, além de todos os aspectos de abertura e legalização da sua empresa.

Basta clicar no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito de sua tela, e nos mandar uma mensagem.

Nossos profissionais estão prontos para te ouvir e te entender, para podermos te atender da maneira mais personalizada possível.  

Portanto, não perca tempo!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DOS NOSSOS PLANOS!

5/5 - (1 vote)
Summary
Descubra como conferir a folha de pagamento entregue pela contabilidade
Article Name
Descubra como conferir a folha de pagamento entregue pela contabilidade
Description
Sabemos que analisar uma folha de pagamento pode parecer difícil, mas hoje você vai aprender a fazê-la. Leia nosso post e confira.
Author
Publisher Name
Conect Contabilidade Digital
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Descubra qual o melhor tipo de lucro para a sua…
Cresta Posts Box by CP