ContabilidadeAs 5 vantagens de contar com relatórios contábeis na gestão da empresa - Conect Contabilide Digital

17 de novembro de 2020por Diego Martins0

A sua empresa usa relatórios contábeis na hora de fazer a gestão do negócio? Se apenas os usa de maneira superficial e burocrática, então estão perdendo uma grande oportunidade de conseguir crescer e evitar riscos.

Atualmente, cerca de 50% de todas as empresas nacionais acabam por fechar as portas em 4 anos. Dentre os muitos motivos que contribuem para isso, está o fato de que nem todos os administradores sabem tirar o melhor dos relatórios contábeis e nem enxergar cenários futuros que estão previstos ali.

Se você quer que o seu negócio seja administrado da melhor forma possível, precisa aprender a lidar melhor com os relatórios contábeis à sua disposição. Quer saber quais as vantagens de usá-los? Então siga a leitura abaixo!

5 vantagens dos relatórios contábeis

1. Ajudam a entender o estado real da empresa

O primeiro ponto de utilidade dos relatórios contábeis é o entendimento sobre o verdadeiro estado da empresa, em termos financeiros e de desempenho em vendas ou produtividade.

Isso é importante pois não conseguimos ter uma percepção real sobre o funcionamento da empresa quando estamos engajados nela no dia a dia. Por exemplo, é comum definir uma meta mensal e dividi-la pelo desempenho diário da empresa.

Por exemplo, suponha que o seu negócio deve faturar R$80 mil todos os meses. Assim, trabalhando 30 dias por mês, o faturamento diário deveria ser de R$2.666,67. No entanto, existe a sazonalidade natural do mês. Algumas pessoas recebem na primeira quinzena e podem comprar mais lá, outras liberam a fatura do cartão no fim do mês e deixam a compra pro final.

Ao acompanhar todos os dias, passamos pela montanha-russa de emoções de não saber exatamente o que vai acontecer, já que alguns dias não passamos a meta, outros sim. Mas ao ver os relatórios contábeis no fim do mês, não temos essa percepção diária e podemos fazer uma análise mais fria.

2. Permitem identificar gargalos financeiros

Um dos pontos interessantes dos relatórios contábeis é que eles permitem que você possa perceber os gargalos financeiros que o seu negócio atravessa. Afinal, o que mais tem no mercado é empresa que tem um excelente faturamento, mas cujo lucro acaba escoando em diversos gargalos na sua operação.

Ao analisar os relatórios, é possível acompanhar todo o caminho feito pelo seu dinheiro, todos os pontos em que ele foi desviado e como a empresa pode ter tido um resultado negativo (ou próximo disso), mesmo vendendo bastante. 

Essa análise é essencial para poder colocar as contas da empresa em ordem e remodelar o seu modelo de negócios para poder reduzir custos e conseguir aproveitar mais os lucros obtidos.

3. Possibilitam a percepção de insights para o futuro

O futuro é uma grande incógnita. No entanto, ele é também a conclusão natural das ações que realizamos todos os dias. Portanto, ao ler o presente e o passado, podemos supor (com certa confiança) como será o futuro.

Mesmo que não acertemos 100% das ocasiões, estaremos lá perto e poderemos nos precaver para explorar melhor as oportunidades que surgirem ou, quem sabe, evitar armadilhas escondidas.

Quem ajuda a iluminar esse caminho são os relatórios de contabilidade, pois eles indicam todas as informações que precisamos para ter esses insights. Com eles, é possível traçar causa e consequência de várias situações na sua empresa e projetar um futuro com muita chance de acerto.

4. Adiantam quando algo está errado

Um problema financeiro ou contábil para uma empresa é como uma doença para uma pessoa. Normalmente, vem em pequenos sintomas ao redor de dias até que finalmente somos colocados de cama, com poucas chances para sobreviver.

Quem acompanha os sintomas são os relatórios contábeis, normalmente os balancetes. Eles que mostram exatamente o que acontece em cada detalhe do negócio, cada pequeno desempenho que subiu ou desceu de nível dependendo do contexto atual.

5. Validam opiniões e percepções do negócio

Por fim, um dos grandes méritos dos relatórios contábeis é que eles funcionam como validadores de opiniões, percepções e leituras do mercado. Afinal, são dados frios que, quando contextualizados, podem comprovar teses e teorias sobre o futuro da empresa.

Por exemplo, é normal que muitos administradores toquem o seu negócio pelo “feeling”, aquela percepção subjetiva de que algo está certo ou errado. No entanto, esse tipo de atitude pode muito bem acabar em desastre.

A melhor maneira de conduzir um negócio é usar dados para poder confirmar quando uma percepção está correta ou não. Isso tira um pouco a subjetividade do assunto, mas sem transformar a gestão em algo excessivamente técnico.

Como deu para ver, os relatórios contábeis são armas poderosas nas mãos dos gestores e administradores que sabem como utilizá-los. Assim, é importante aprender como explorar ao máximo a possibilidade de obter essas informações e usá-las para o futuro da empresa.

Gostou do conteúdo? Então que tal curtir a nossa página no Facebook ou Instagram para acompanhar mais dicas do tipo?

Diego Martins

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/07/logo-conect-footer.png

Redes Sociais

https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/07/logo-conect-footer.png
https://conectcontabilidadedigital.com.br/wp-content/uploads/2020/04/img-footer-map.png

Connect with us

Subscribe to our newsletter to receive the latest news and updates on Avantage.

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.