Contabilidade5 perguntas antes de decidir terceirizar a contabilidade - Conect Contabilide Digital

16 de fevereiro de 2021por Conect Contabilidade0

Eventualmente, toda empresa acaba por considerar a possibilidade de terceirizar a contabilidade. Afinal, essa é uma área que custa caro para fazer com um departamento próprio e, mesmo empresas de grande ou pequeno porte, podem se beneficiar por ter um prestador de serviço especializado cuidando dessa demanda. Portanto, pode valer a pena contratar algum escritório do tipo.

Hoje em dia, a carga tributária no Brasil segue como um obstáculo significativo para os empreendedores. Para se ter uma noção, uma média de 2000 horas anuais são gastas pelas empresas brasileiras para poder lidar com todos os compromissos tributários. Poder passar essa demanda para outra empresa ajuda a abrir espaço dentro do seu negócio para o que realmente importa, causando um aumento de produtividade interna.

Para isso, no entanto, é preciso saber se chegou ou não a hora de terceirizar a contabilidade. Quer saber como descobrir isso? Siga a leitura abaixo!

5 perguntas para decidir se deve ou não terceirizar a contabilidade

1. A sua demanda contábil exige um contador?

O primeiro ponto a responder é: afinal, você precisa de um contador? Hoje em dia, todas as empresas Simples Nacional, Inova Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real precisam de um contador para assinar seus documentos que serão enviados para a Receita Federal. Porém, caso você seja MEI então não precisará de um contador.

No entanto, se você tiver que contratar um contador, duas opções se abrem: ou contrata um profissional para atuar na sua empresa ou contrata um escritório de contabilidade que faça esse serviço para você. Isso nos leva para as próximas perguntas.

2. O escritório segue a Contabilidade Digital?

Atualmente, as empresas que não usam a Contabilidade Digital estão ficando para trás dos concorrentes. A razão disso é bem simples de entender: essa ferramenta usa tecnologias para poder otimizar o trabalho contábil, ou seja: as demandas são cuidadas usando elementos como automatização, Inteligência Artificial e outros.

Por causa disso, o trabalho é mais rápido e ágil, além de ser mais barato e confiável também. Com um profissional contratado na sua empresa, também é possível fazer isso, mas seria necessário ter todos os softwares para esse trabalho, além do profissional ter o conhecimento de como usá-los.

Já um escritório pode ou não trabalhar com Contabilidade Digital. Verifique se é o caso, antes de fechar negócio, e tenha atenção: Contabilidade Online é diferente de Contabilidade Digital.

3. Seus recursos poderiam ser melhor utilizados em outra área?

Uma pergunta importante a se levar em consideração ao pensar em contratar um ou mais profissionais de contabilidade para o seu departamento é se os seus recursos poderiam ser melhor utilizados em outras áreas. E não estamos falando apenas de recursos financeiros, mas também humanos.

Isso é particularmente importante para empresas pequenas e médias, que contam com poucos talentos em sua folha de pagamento. Nesse caso, é importante usar bem esses profissionais e, se eles estão perdendo tempo com demandas contábeis, não estarão produzindo em áreas mais interessantes para você.

4. Sua empresa paga multas ou comete erros tributários com frequência?

Um pensamento importante sobre contratar ou não um escritório de contabilidade para a sua empresa é entender como está a qualidade do seu serviço contábil no momento.

Isso significa, por exemplo, se o seu negócio está fazendo o trabalho contábil por conta própria ou não e, caso esteja, se esse serviço está sendo bem executado ou se apresenta problemas específicos.

Por exemplo, sua empresa tem cumprido os requisitos básicos da Receita Federal? Entrega os documentos e declarações na data certa? Não esquece de nenhum compromisso? Acerta sempre os dados nas declarações, ou comete erros que custam dinheiro depois?

Se a sua empresa tem registrado problemas com os trabalhos contábeis, então é um sinal evidente de que é hora de contar com o apoio de um time profissional e especializado no assunto.

5. As mensalidades do serviço são menores do que o custo do seu departamento?

Por fim, o último ponto a considerar é em relação aos custos de cada opção. O que é mais barato: pagar a mensalidade do serviço de Contabilidade Digital ou contratar uma equipe de contabilidade para a sua empresa?

Em muitos casos, pagar a mensalidade será mais barato. Isso porque ter um time contratado é relativamente caro, já que é preciso pagar salário, benefícios e direitos trabalhistas. Já a mensalidade é mais em conta, especialmente por causa das vantagens da Contabilidade Digital.

Depois dessas perguntas, ficará mais claro se você deve ou não terceirizar a contabilidade no seu negócio. Se você decidir que sim, então precisa conhecer a Conect Contabilidade. Somos o braço da Contabilidade Digital de um dos maiores grupos consolidados na área de Contabilidade. Nosso objetivo é descomplicar a vida contábil das empresas e conseguir resolver as demandas de maneira ágil e confiável.

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a prosperar? Então veja os nossos planos agora mesmo!

Conect Contabilidade

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.