Contabilidade5 dicas de gestão para comandar melhor a sua empresa - Conect Contabilide Digital

12 de fevereiro de 2021por Conect Contabilidade0

Não existe empreendedor que não possa usufruir do recebimento de algumas dicas de gestão para administrar melhor a sua empresa. Afinal, quem é que pode dizer que chegou ao máximo da administração do seu negócio e que não há onde melhorar? Nem mesmo os maiores empreendedores da atualidade podem afirmar isso. Sempre há um detalhe aqui ou uma calibração ali para melhorar o resultado.

Para muitos empreendedores brasileiros, o ponto de melhoria costuma ser na gestão contábil. Afinal, a carga tributária do país é tradicionalmente complexa, chegando a exigir quase 2.000 horas por ano para algumas empresas. Isso sem falar no mercado hostil que coloca grande parte dos negócios fora de circulação (metade de todas as empresas fecham as portas em 4 anos de operação).

Portanto, se você quer melhorar as chances do seu negócio ser bem sucedido, precisa conferir algumas boas dicas de gestão. Quer ver algumas? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas de gestão contábil para aplicar na sua empresa

1. Entenda que relatórios são seus melhores amigos

A gestão de uma empresa depende de informações. Afinal, é como dirigir um carro: sem ter um mapa e sem luzes para enxergar o caminho, as chances de bater o veículo em algum obstáculo são altíssimas. Por isso, é necessário estabelecer uma estratégia de análise de dados para poder tomar as melhores decisões para a empresa.

Essa estratégia deve ser municiada por relatórios contábeis. Existem vários relatórios úteis que um negócio deve usar, como a Demonstração de Resultado de Exercício, entre outros.

Quanto mais precisos forem os relatórios e melhor for a análise deles, mais adequada será a tomada de decisões do gestor. Por isso, é importante ter os relatórios para aumentar as chances de conseguir fazer uma boa gestão.

2. Use a tecnologia para otimizar setores da empresa

A tecnologia pode ser uma grande aliada da gestão contábil de uma empresa, especialmente na hora de automatizar algumas tarefas. A Contabilidade Digital usa softwares específicos para automatizar elementos como a emissão de notas fiscais, com o preenchimento de dados como NCM ou data de emissão de forma automática.

O grande benefício desse tipo de estratégia é a redução de trabalho que a empresa passa a ter. Isso permite que os profissionais da área possam dedicar seus esforços para outras tarefas. No caso de um pequeno negócio, esse benefício é sentido com maior destaque, pois essa mudança aumenta a produtividade da empresa em si.

3. Tenha o seu ponto de equilíbrio e margem de lucro na cabeça

Uma boa gestão financeira consiste em fazer a empresa ter lucros. Para isso, é necessário saber dois elementos na ponta da língua: o ponto de equilíbrio do negócio e a margem de lucro de cada produto.

Ponto de equilíbrio é o encontro entre todas as despesas da empresa e a quantidade exata de produtos vendidos para zerar esses dois fatores, ou seja: se a empresa tem um gasto de R$100.000,00 e vendeu 100 produtos de R$1.000,00, então ela chegou ao ponto de equilíbrio.

Outro elemento a considerar é a margem de lucro de cada produto. Isso indica quais são os itens mais rentáveis e devem ganhar destaque, além de ajudar no cálculo financeiro e de gestão da empresa.

4. Estabeleça objetivos SMART de curto, médio e longo prazo

Você já ouviu falar em objetivos SMART? Confira quais são: 

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Achievable (alcançável);
  • Relevant (relevante);
  • Timebound (temporal).

Ao estabelecer as metas respeitando esses elementos, será muito mais fácil atingi-las, e a saúde financeira do seu negócio agradece.

5. Entenda que algumas despesas são investimentos (e outras são custos)

Por fim, é importante entender que alguns custos da sua empresa são investimentos. Por exemplo, terceirizar o financeiro é um investimento para que a empresa atue com menos gastos e mais tempo disponível ao que realmente importa.

Já comprar um novo maquinário em vez de se desfazer do primeiro pode ser interessante para o primeiro momento, mas em longo prazo pode sair bem mais caro, especialmente se não houver uma gestão de custos da situação.

Agora que você já viu essas dicas de gestão contábil para o seu negócio, deve estar empolgado para colocá-las em prática na sua empresa. Sem falar que você pode começar agora mesmo, escolhendo um bom escritório de contabilidade digital para tomar conta da sua parte contábil. Ter um bom parceiro nessa área, que assuma tarefas que consomem tempo e recursos do seu negócio, pode ser a medida exata para seu crescimento, mesmo nesse mercado tão hostil que é o nosso.

A Conect Contabilidade Digital pode ajudar a sua empresa nessa área. Nossos planos contam com uma série de serviços extremamente úteis para ajudar o seu negócio a subir de nível e encarar o mercado de frente. Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a alcançar outro patamar? Então conheça os nossos planos agora mesmo!

Conect Contabilidade

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.