ContabilidadePrecisa enxugar o quadro de funcionários? Aprenda a fazer um desligamento humanizado - Conect Contabilide Digital

26 de abril de 2021por Conect Contabilidade0

Demitir um funcionário nunca é uma tarefa fácil, independentemente da motivação. A situação é ainda mais difícil quando o empregado corresponde às expectativas, é querido pela empresa, mas a situação financeira do negócio impõe o enxugamento do quadro. Nesse momento, é importante saber como fazer um desligamento humanizado.

Com a pandemia da Covid-19, esse cenário descrito tem sido muito comum nas empresas, que por dificuldades financeiras são forçadas a demitirem funcionários que fariam parte do quadro em outras circunstâncias.

A demissão muitas vezes pode ser encarada como um momento de luto na vida do profissional. É como se uma bomba caísse no colo dele e passasse todo um filme na cabeça, enquanto ele busca a resposta para uma pergunta: “E agora, o que vou fazer?”. 

Em um contexto de isolamento social, encerrar o vínculo de um trabalhador com a empresa é ainda mais desafiador. Para ajudá-lo nisso, preparamos esse artigo para você aprender  como fazer um desligamento humanizado.

O QUE NÃO FAZER NA HORA DE DEMITIR UM FUNCIONÁRIO

Antes de conhecermos alguns passos importantes para desligar um funcionário de forma humanizada, é importante saber o que não fazer. A demissão humanizada não tira a dor e o peso do processo, porém, minimiza os impactos para o trabalhador. É preciso ter em vista que a demissão gera consequências não apenas para o empregado, mas também para a família dele.

Alguns gestores, muitas vezes por falta de preparo, infelizmente, acabam decidindo demitir um profissional diante de outros colaboradores. Essa falta de preparo gera um enorme constrangimento ao trabalhador e aos seus colegas, levando a traumas no indivíduo e a insatisfação coletiva da equipe com o tratamento dado a um colega.

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Situações como essa podem ainda gerar outras dores de cabeça para o empreendedor como ações trabalhistas na justiça por exposições desnecessárias. Para se ter uma noção da gravidade, de acordo com o Jornal Contábil, apenas no mês de abril de 2020, houve um aumento de 451,3% na quantidade de ações trabalhistas ingressadas, em relação ao mês anterior, sendo 40% das ações trabalhistas relativas às discussões de verbas rescisórias.

COMO FAZER UM DESLIGAMENTO HUMANIZADO

Alguns cuidados são fundamentais na hora de aderir à demissão humanizada, seja ela a distância ou presencial. Confira alguns passos que podem fazer a diferença na hora do processo:

 

1. Comunicação transparente

Desenvolva uma comunicação bastante clara, transparente e amigável com o seu empregado. Explique para ele quais são os motivos da demissão, evidenciando que não se trata de questões pessoais. É bastante importante que as pessoas se sintam valorizadas e que a empresa demonstre gratidão pelos serviços prestados até o momento. 

Além disso, evidencie os direitos do profissional e, se possível, deixando tudo anotado para facilitar a compreensão dele. É gentil também enviar uma cópia por e-mail com todas as instruções, abrindo um canal de comunicação em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento.

 

2. Planeje o processo

Antes de demitir o funcionário, planeje o processo. Busque analisar o perfil do colaborador, desenvolva uma comunicação baseada nessa análise e apresente informações objetivas sobre a sua decisão.

Nesse momento, apresente também suas opiniões em relação aos pontos positivos do trabalhador e garanta que ele se sinta valorizado dentro da organização, mesmo diante do seu desligamento.

 

3. Traga uma solução útil ao profissional

Por fim, é importante que além das palavras, o profissional veja um ato concreto de gratidão da empresa em relação aos serviços prestados por ele. A maior preocupação desse trabalhador no momento da demissão é sobre a sua recolocação no mercado.

Como um gesto concreto de apoio ao colaborador, a empresa pode, por exemplo, oferecer uma carta de recomendação. Assim ele poderá mostrar para outras empresas que, apesar de estar disponível no mercado, ele é um profissional de valor e que possui o reconhecimento da empresa anterior.

 

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