ContabilidadeBreak Even Point: o que é ponto de equilíbrio e como calcular? - Conect Contabilide Digital

14 de abril de 2021por Conect Contabilidade0

Você sabe o que é ponto de equilíbrio? Entende o conceito de Break Even Point? Se você quer dominar melhor a sua gestão financeira e aumentar as chances da sua empresa ser bem-sucedida, precisa aprender. Afinal de contas, hoje em dia é essencial ter o controle dos elementos básicos de contabilidade para poder traçar estratégias de mercado, além de conseguir lidar bem com as contas internas da empresa.

Por exemplo, qual é o preço do seu produto? Será que ele é bem planejado? Ou será que você está colocando a sua empresa em risco financeiro por ter uma margem de lucro pequena demais? Esse tipo de questão deve ser feita pelo empreendedor para que ele possa planejar corretamente alguns detalhes importantes do seu negócio e agir de maneira a obter o máximo de vendas possível.

E aí, quer saber o que é ponto de equilíbrio e como calcular o Break Even Point? Então siga a leitura abaixo!

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio, ou Break Even Point, é um conceito de administração que indica o limite entre a empresa começar a obter lucro ou sofrer prejuízo em um determinado período de tempo. Basicamente, é o ponto de vendas em que a empresa paga todos os seus custos e começa a acumular lucro dentro daquele período de apuração.

Para um gestor, o ponto de equilíbrio é essencial pois trabalha com a saúde financeira do negócio. Portanto, é importantíssimo que o gestor ou administrador tenha esses conceitos em mãos e os valores na mente para poder acompanhar a saúde financeira do negócio.

Como calcular o Break Even Point?

Não adianta nada saber o que é ponto de equilíbrio se não souber como usar esse conceito na prática. Por isso, é importante entender como calcular os valores para usá-los quando possível.

A fórmula do ponto de equilíbrio é bem simples. Confira:

  • Ponto de equilíbrio: custos e despesas fixas / índice de margem de contribuição

Ou seja: basta dividir os custos e as despesas fixas pelo índice de margem de contribuição de um produto. Mas o que são essas coisas? Vejamos a seguir para compreender bem a fórmula.

Os custos e despesas fixas são todos os gastos que a empresa tem todos os meses, como aluguel, salário dos funcionários e por aí vai. Já a margem de contribuição é a quantidade de dinheiro que sobra quando tiramos os custos e despesas variáveis (insumos, mão de obra, etc.) da receita obtida na venda dos produtos. É importante entender os custos variáveis como elementos que variam em quantidade. Por exemplo, um mês você pode vender 1000 produtos e, no outro, 500. Portanto, os custos desses produtos variam nesse sentido. Já os fixos recebem esse nome porque independem da quantidade de vendas no mês.

Para entender melhor como a fórmula funciona, vamos fazer um exemplo prático desse cálculo.

Suponha que você tenha uma empresa que produz roupas especiais para crianças. Cada conjunto produzido é vendido por $$150,00 e custa R$35,00 para confeccioná-lo. Além dos gastos dos produtos, seu negócio ainda precisa pagar:

  • R$2.000,00 de aluguel;
  • R$150,00 de conta de energia;
  • R$1.100,00 de salário para uma assistente;
  • R$850,00 de encargos trabalhistas;
  • R$500,00 de serviços terceirizados;
  • R$5.500,00 de marketing;
  • totalizando uma despesa de R$10.100,00.

Agora podemos colocar tudo na fórmula do ponto de equilíbrio:

  • Ponto de equilíbrio = R$10.100,00 / R$115,00;
  • Ponto de equilíbrio = 88 arredondado.

Ou seja: sua empresa precisaria vender 88 conjuntos de roupas para chegar ao ponto de equilíbrio e passar a coletar lucro. Isso é o equivalente a vender 4 conjuntos por dia, sem contar os fins de semana. Portanto, o gestor sabe o que fazer caso não bata a meta diária.

Como usar essa informação da melhor maneira?

Para um gestor, o melhor a fazer é calcular o ponto de equilíbrio de cada produto e de sua empresa no geral. Com base nisso, ele poderá organizar o negócio da melhor maneira. Por exemplo, se o número de vendas for irrealista para o tamanho da empresa, então o melhor a fazer é melhorar o índice de contribuição ou reduzir os gastos fixos. Como fazer isso? Existem muitas formas.

A partir do momento que alcançar o ponto de equilíbrio se torna simples, o negócio pode crescer de maneira orgânica e sustentável.

E aí, aprendeu o que é ponto de equilíbrio? Agora que você tem essa informação, pode usá-la para gerenciar melhor a sua empresa. Lembre-se de calcular o padrão do mercado com base em relatórios fornecidos por associações ou por pesquisas próprias. Além disso, lembre-se de que uma boa gestão de contabilidade pode reduzir os custos da sua empresa, aumentando a margem de lucro e diminuindo a quantidade de vendas necessárias para encontrar o Break Even Point.

Quer melhorar os seus custos internos e reduzir os gastos com contabilidade? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

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