ContabilidadeAprenda a precificar os seus produtos e garantir uma boa margem de lucro para a sua empresa - Conect Contabilide Digital

22 de junho de 2021por Conect Contabilidade0

A precificação de produtos e serviços é um dos maiores e principais desafios dos empreendedores. Apesar de parte dos pequenos empreendedores estipularem um preço baseado apenas na concorrência, o processo é mais complexo do que isso.

Para precificar corretamente um produto, é preciso considerar todos os custos do negócio, padrões de mercado, margem de lucro desejada, percepção de valor dos clientes, entre outros fatores.

Dessa forma, é possível oferecer ao mercado preços justos, satisfazer os clientes, além de garantir o faturamento necessário para cobrir as despesas da empresa e ainda gerar lucro. No entanto, alcançar esse equilíbrio não é uma tarefa fácil e simples.

Para ajudar nessa jornada, preparamos este artigo especial sobre como precificar os produtos. Continue a leitura e confira!

Como calcular a margem de lucro desejada

De acordo com uma pesquisa do Preço Certo, 89% das empresas realizam vendas no prejuízo por conta de dificuldades de precificação. Ou seja, quase 9 em cada 10 empresas não calculam o preço dos seus produtos corretamente!

Para uma correta precificação, é fundamental determinar a margem de contribuição (MC). Ela representa a diferença entre a receita obtida e os custos e despesas variáveis. O resultado da MC servirá para pagar todos os custos fixos da empresa.

Para calcular a margem de contribuição, você deve aplicar a fórmula geral: MC = PV – CV

Onde:

  • MC – Margem de Contribuição;
  • PV – Preço de Venda;
  • CV – Custo variável do produto;

Custos de venda

Para vender um produto, além dos recursos para montar o seu estoque, você terá outros custos para realizar as vendas dos produtos, como por exemplo:

  • Comissão de vendedores;
  • Comissão de canais de venda;
  • Royalties;
  • Taxas de cartão;
  • Antecipações.

Todos esses fatores irão influenciar diretamente no seu preço final. Para empreendedores que atuam no segmento de marketplace, cada plataforma possui uma política de comissão, e as suas taxas variam. É importante estar atento a essas informações, já que essas taxas poderão reduzir significativamente a sua margem de lucro, ou, até mesmo, gerar prejuízos na hora de concretizar a venda.

Tributação

Para alguns empreendedores, saber qual é a carga tributária paga pela empresa é uma tarefa exclusiva do contador. No entanto, engana-se quem pensa dessa forma.

Isso porque a tributação faz parte das despesas da empresa, influenciando diretamente na formação dos preços e na negociação de propostas. Sendo assim, é fundamental que você conheça e entenda sobre os impostos que incidem sobre o seu negócio.

Um exemplo simples: para cada 1% que você tem de tributação em relação a uma venda, você está deixando de ganhar R$ 0,01 de lucro para cada R$ 1 vendido. O valor pode parecer pequeno, porém o total no fim do mês pode fazer uma enorme diferença no seu resultado financeiro, principalmente se você atua no segmento de comércio.

Como definir a margem que você deseja

Basicamente, há duas formas para você chegar ao preço de um produto com base no resultado final: lucro objetivo ou margem objetiva.

Lucro objetivo: Nele, você deve preestabelecer um valor que deseja obter de lucro.

Preço de venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo) / (1 – Taxas da venda)

Margem objetiva: Nesse caso, você estabelece uma porcentagem para cada real faturado.

Preço de venda = Custo do Produto / (1 – Taxas da venda – % Margem)

LEIA TAMBÉM: Qual é a margem de lucro ideal para o seu negócio?

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